sábado, 10 de janeiro de 2009

"Eu Sou Brasileiro e Não Desisto Nunca"

Quem foi o idiota que disseminou essa frase? Se já não bastasse serem malditos zumbis insones que não reclamam de nada, que se deixam ser roubados, que não exigem seus direitos. Agora (há algum tempo!) estão querendo que esses seres batam no peito e sejam o que são com orgulho? Isso deve ser algum plano de uma grande empresa que está tentando atrofiar ainda mais o cérebro do brasileiro.
O que diabos é um brasileiro? De uma forma generalizada, o brasileiro é um ser que vive num círculo vicioso. O brasileiro acorda cedo, vai trabalhar, volta pra casa tarde, acorda cedo, vai trabalhar, volta pra casa tarde, acorda cedo… e ganha menos que o necessário para poder viver de forma digna. Ao serem questionados sobre sua posição, eles se lembram da frase supracitada e contra-argumentam: “Eu sou brasileiro e não desisto nunca! Minha vida vai melhorar, eu sei, basta eu não desistir e trabalhar muito”. Pausa para ficar boquiaberto. […]
É alguém que reclama de uma lei que evita que vidas sejam perdidas, pois os donos de bares estão tendo prejuízos. Rolam notícias e mais notícias sobre a bendita “Lei Seca” e muitas dessas são sobre os donos de bar reclamando dos prejuízos e que essa lei é inconstitucional, blá, blá, blá! Pior ainda é o próprio cidadão comum reclamar da mesma maneira. Já percebi em várias reportagens que as pessoas de um modo geral tomam as dores dos ricos empresários donos de bares e dizem “Não, os coitados [donos de bares] precisam ganhar o pão de cada dia”. Se pelo menos os ricos donos de bares reclamassem que os cidadãos comuns estão na merda… Se pelo menos houvesse uma troca, em que todos protestavam pelos problemas de todos. Mas não! O brasileiro quer dar uma de bonzinho, de hospitaleiro, que vive e não tem a vergonha de ser feliz…
E porque não dizer que é alguém que aceita tudo sem questionar ou duvidar? Pra um brasileiro, se saiu na televisão é verdade. Não importa, a televisão é a mais pura e confiável fonte de informação. O Jornal Nacional então nem se fala! O Fantástico com suas reportagens estúpidas fascinam. Programas e mais programas que falam sobre a vida das celebridades estão poluindo o que já era poluído. Programas evangélicos e católicos da mesma maneira.
A solução? Educação, educação, educação! Agora me arrependo em não ter votado em Cristovam Buarque (não que Lula tenha sido um mau presidente nesse mandato). Mas a solução definitiva parece ser educar nossas crianças e fazê-las pensar sozinhas. Fazê-las entender que uma maldita frase com uma linda canção no fundo não deve persuadi-las. Colocar em suas mentes que não existe apenas uma verdade. Pode haver mais de uma ou nenhuma. Ensiná-las a questionar, inclusive, esse texto. Aliás, proporcioná-las o direito de escrever um texto.
Então, a minha pergunta: quem poderia estar por trás disso? Eu não sei. Só posso responder com um humor desciclopediano. Pode ter sido o Google, a Microsoft, a Globo, a Veja, a Coca-Cola, a Reversão Russa, Chuck Norris, a…

3 comentários:

Welma disse...

Nossa quantas perguntas interessantes vc lança aqui. E quantas observações (infelizmente!) verdadeiras! Nosso Brasil com seus brasileiros de identidade apenas carnavalesca, futebolesca, e "da alegria " é algo desolador. E nossa mídia, salvo raridades, não passa de um grande lixo ideológico. Mas, como vc permitiu questionar até mesmo este texto, te questiono no quesito Educação. Que educação é esta capaz de tornar nossas crianças seres reflexivos? De certo não a nossa atual. E ainda nessa linha educacional, não considero Lula um mau presidente, considero-o péssimo. E pra justificar essa opinião lanço mão apenas dos grandes cemitérios de automóveis que se tornaram as universidades públicas do país graças as reformas (deformistas!) onde desaparece a autonomia política, econômica e intelectual. Nesse bojo, o que é pior: os brasileiros que não desistem nunca, agora ainda se felicitam pelo prouni!
Para responder a sua pergunta ("quem poderia estar por tras disso?") atrevo-me a seguir teu caminho pelo humor desciclopediano: É vontade de Deus meu filho.... não cai uma folha do céu sem que ele queira!

Nicácio disse...

acho que o problema não se restringe a educação, pelo menos não educação no sentido estrito, no sentido amplo então precisaria de uma cooperação de todas as camadas, os pais, a mídia, a escola, as empresas e pra mim isso é impossível. Então o problema poderia apenas ser resolvido se o Estado raptasse os bebês dos colos de suas mães e os educasse num mundo particular a parte, já vejo o slogan da campanha: Troque seu bebê por um engradado de cerveja e camisinhas. hehehe

Edsin disse...

Nao é so o Brasil que é assim para de falar merda na net e ajudo o povo que vc chama de burro!

Nem vo falar mais nada sei que vc vai retucar meu comentario mas reflita ai!