terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Panem et circenses

Carnaval no Brasil, o evento é a maior manifestação cultural do Brasil, ao lado do futebol. Ao lado do futebol… É hora de se divertir, de se jogar, onde as diferenças não existem mais e a liberdade reina. Será mesmo? Em um país que tem a segunda pior distribuição de renda do mundo, seria necessária uma válvula de escape gigantesca, não? E nada melhor do que "a maior festa popular do globo terrestre", também conhecida como carnaval.
Neste mundo de prazer e alegria, todos os outros assuntos ficam em segundo plano. Sob a justificativa do bordão “É carnaval!”, fatos importantes ou relevantes são deixados de lado. Ou mesmo o que acontece ao lado do folião é desprezado, esquecido. O Estado explora uma "fraqueza" do povo, através de seu papel populista, conduzindo uma grande massa a esquecer de quase todos os problemas sócio-econômico-políticos em alarde (pão e circo, talvez?). Sem mencionar a "agradável" imagem que o Brasil tem no exterior de país das bananas e das putas.
Já sob o ponto de vista econômico, o carnaval é muito lucrativo para nosso país. Gera incalculáveis empregos temporários, diretos ou indiretos, traz fabulosas divisas com o turismo para todos os estados da Federação. Mas as Cinzas depois da quarta-feira espalham-se e emporcalham nossa imagem o resto do ano.
Se violência atinge níveis cada vez mais assustadores, as crianças saem da escola cada vez mais idiotizadas, não se preocupe, pois é carnaval!!
"Se a única coisa que de o homem terá certeza é a morte; a única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano." (Graciliano Ramos)

5 comentários:

Welma disse...

Olá meninos! Passo para dizer que gostei muitíssimo do blog de vcs. Tendo concluído que vcs estão aqui para atestarem a todos os pedantes, pretendo continuar as visitações para obter logo o meu atestado. rsrs Abraço e até mais!

Agora vou agradecer Ailton pela sugestão. Se bem que... estaria ele me chamando de pedante com esse convite a visitá-los?!? rs

Giuliano Marley disse...

Pronto, o Carnaval passou! Vamos agora nos preocupar com novos problemas.

Abuso sexual para contra criancinhas? Já passou! Corrupção explícita, injúria racial, caos total na saúde pública que se assemelha a Auschwitz? Esqueçamos disso. Vamos nos preocupar agora com os problemas vindouros…

Agora sim 2009 começou no País.

Elisia Bass disse...

Gostei do seu blog apesar de não ter lido esse texto enormeeee, affff, desculpe...

http://caminhosdabio.blogspot.com/2009/02/masculino-ou-feminino-qual-o-seu-sexo.html

Fabiano disse...

Não é incrível isso, senhor Che? Como pessoas que fazem parte do mesmo agrupamento humano, mais ou menos numeroso, cujos membros, fixados num território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos ou lingüísticos que você, compartilham dos mesmos problemas, mesmas indiferenças, e quando são submetidos a essa arrogância social, simplesmente transbordam de alegria.
Brasil a cultura da tolice. Ainda é difícil distinguir entre tolice ou um processo ligado essencialmente à ação, à consciência e à situação dos homens, e pelo qual se oculta ou se falsifica essa ligação de modo que apareça o processo como indiferente, independente ou superior aos homens, seus criadores, melhor dizendo em outras palavras que aqui já foram ditas:"O Estado explora uma "fraqueza" do povo, através de seu papel populista, conduzindo uma grande massa a esquecer de quase todos os problemas sócio-econômico-políticos em alarde" (pão e circo talvez?).Exemplificando:

comentário de: Silvia [Visitante]

29.01.09 @ 14:36
Sabe, tem gente que reclama de tudo... cada pessoa tem um gosto, gasta o dinheiro onde quer...ninguém tem nada com isso, e também acho perigoso generalizar, dizendo que todos que gostam de carnaval sao alienados etc...tem muita gente inteligente e descolada é somente uma questao de gosto.. as famosas diferencas que devem ser respeitadas, absurdos todo lugar tem...mas temos o livre arbitrio...extravasar suas neuras e etc... é muito bom sabia? Seja de um jeito ou de outro desde que não prejudique ninguem...

Comentário de: Rafael [Visitante]

29.01.09 @ 14:50
Senhores ..me pescupem mas o BRASIL é o melhor pais do mundo, mesmo com seus defeitos quem nao tiver contente q va morar no afeganistao..la é legal.. e se cada um cuidar da sua via o mundo vai ser bem melhor ...entao viva a vida com muito trabalho e muita festa do jeito q cada um gostar.
Extraido: estadao.com.br
Gostaria de continuar este comentário, e discutir os motivos dos quais fazem forasteiros trocarem de roupa em nossos aeroportos em quanto compram passagens, mas esses dois comentários fiquei sem... não consigo realmente.

Fabiano Che disse...

O mais incrível e angustiante disso tudo não é o fato da alienação pela alienação, mas é como você diz é a indiferença que elas tem por si epelos outros, sei que é causa da alienação mas definitivamente é horrível