domingo, 1 de março de 2009

A promessa

"Bem aventurados são os pobres, pois eles têm um lugar guardado no Reino dos Céus."
Simples assim, você é humilhado, ofendido e roubado por toda sua vida e quando morre leva de brinde um incrível punhado de terra do paraíso. Mas um pequeno detalhe, se os pobres têm um lugar garantido no Céu, porque existem não-pobres? Eu lhes digo o porquê. É simples: os pobres não têm um lugar guardado no Reino dos Céus. Peraí, se os pobres não têm um lugar guardado no Reino dos Céus, qual o motivo de dizerem que os pobres têm um lugar guardado no Reino dos Céus? Unicamente para que se conformem, que tenham paciência e nada façam. A fim de que continuem sendo menos favorecidos.
É aí que a esperança, outrora heroína, se torna vilã. Em vez de tentar mudar suas vidas para melhor e questionar a causa de trabalhar tanto e ter tão pouco, elas (elas quem?) se resignam e aceitam sua "sina" em nome da esperança de uma vida melhor pós-vida.
Mas quem teria inventado tamanha mentira sobre os pobres terem um lugar reservado no Reino dos Céus quando elas não o tem (pelo menos eu acho)? Os não-pobres. Mas por que causa, motivo, razão ou circunstância fariam isso? Obviamente para continuarem não-pobres.
Como já deve ter ficado claro, a religião é uma arma poderosíssima para a alienação das massas (de pão?), mas ela não é a vilã, é somente a arma. Assim como uma faca, que pode ser usada tanto para cortar o queijo ou para esfaquear o mendigo (eu pessoalmente prefiro cortar o queijo com meus próprios dentes). Concluindo, eu cito uma frase bíblica: "Bem aventurados são aqueles que lêem o Atestado Pedante, esses sim têm um lugar reservado no Reino dos Céus".

3 comentários:

Lanarsa. disse...

Ameeeeeeeeeei a forma q vc abordou o trecho da biblia , valorizo pessoas q constroem textos e aplicam nele comentarios humorísticos.

Adoreeeeeei.
refleti , bastante entãaaaaaao :
Bem aventurados são aqueles que lêem o e comentam no http://laaahsp.blogspot.com/, esses sim têm um lugar reservado no Reino dos Céus.

Welma disse...

Essa história de pobres e não-pobres dá muito trabalho sabia?! Mesmo pq até entre os pobres há sub divisões. Outro dia, eu estava falando com minha mãe que se ela ora para que eu passe num concurso, penso que ela está usando Deus como propriedade dela e de certa forma para fazer o mal (para eu passar, outros precisam perder)ou como um Deus que escolhe (a depender das promessas??). Mas como minha mãe (ela é pessoa-que-acreidta-em-coisas) insiste que é sempre os deuses de outros que fazem o mal, ela me respondeu: Não; Deus simplesmente vai escolher o mais necessitado!
Eis agora um dúvida cruel: sabendo que sempre tem gente que necessita mais, devo torcer para minha situação financeira piorar mais um pouco???
Rpz, tá é difícil conseguir um lugar no Céu... Acho que ser adepta ao pedantismo seja mesmo minha melhor escolha. E quem sabe daí me venha um bom lugar na Terra (dos não-pobres se possível!)

Nicácio disse...

E tem também a infame frase, "Deus proverá"