quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Descobrimento do Brasil

Baseando-se no calendário gregoriano, há exatos 509 anos “descobriram” um lugar que acabou por ser chamado de Brasil. Então vamos comemorar!
Vamos comemorar o aniversário do Brasil que tem um passado de absurdos gloriosos. Vamos cantar o hino nacional com a mão no peito. Eu não sei o que quer dizer “o lábaro que ostentas estrelado”, mas e daí? Amemos nossa bandeira que representa nossas desmatadas florestas, nosso ouro roubado por uma opulenta minoria, nossos azuis (agora cinzas e poluídos) céus e nossa paz que não nos permite mais sentar no banco da praça à noite.
Envaideçamo-nos por termos sido o último país das Américas a abolir a escravatura. Aliás, ainda não abolimos! Hoje eu posso ter meu próprio escravo. De qualquer etnia e religião, desde que tenha mais de 18 anos e uma carteira de trabalho. Farei com que ele trabalhe de domingo a domingo e pagar-lhe-ei, dentro da Lei, o suficiente para que ele mal sobreviva.
Vamos festejar as epidemias! É lindo ver a dengue matando tantos. Todos mortos por falta de hospitais, todos doentes pela burrice da população. População que deixa água parada no quintal quase que propositadamente, talvez pra poder observar os mosquitos se procriando, mesmo sabendo que isso trará malefícios.
Vamos pular por uma das semanas de fevereiro e fingir não ouvir crianças suplicando por um pedaço de pão antes de morrerem de fome. Embriaguemo-nos e postemo-nos em frente a um volante. Reclamemos daquele maldito guarda que nos parou e nos disse que não tínhamos condições de dirigir. Ora, bolas! Quem ele pensa que é? Ofereçamos uma oncinha para que ele me libere e eu possa atropelar pessoas que ficam nas paradas de ônibus. É óbvio que ele vai aceitar. Afinal, ganha tão pouco quanto vocês, pobres, sujos, ociosos, que estão onde estão por pura preguiça.
Laureemos a vitória do nosso time e exterminemos todos os rivais. Ei, só porque vestimos (meus amigos e eu) camisas que têm listras horizontais vermelhas e pretas e odiamos aqueles que vestem camisas brancas com uma faixa diagonal preta não quer dizer que somos de uma gangue. Bem, andamos armados e matamos também, mas é diferente. Diferente não sei como…
Não sei me explicar. Não sei me expressar. Mal sei ler. Ué, quando eu era jovem não tinha escola. O descaso com a educação era evidente, por isso não estudei… Aliás, ainda hoje o descaso se evidencia. Há quem tente melhorar esse quadro, mas eles são loucos. Querem que meu filho entre às 7 horas da manhã e só saia às 5 da tarde! Dizem que ele vai ter aulas de educação física, artes, informática. Ele não precisa disso. É só bater baba na porta da rua, pichar o muro dos riquinhos e ir à Lan House acessar seu Orkut. O que ele precisa é ir à casa da avó à tarde.
Ah, a avó, aquela idosa. Trabalhou honestamente por toda sua vida e hoje não tem direito a nada. Mas ela não votou direito nas eleições democráticas que se passaram… Foram apenas algumas, mas foram bem democráticas! Sim, sei que ela é analfabeta, mas esse país (nação, não) ainda é democrático.
Valeu a pena “descobrir” o Brasil!

2 comentários:

Bruno Sass disse...

que comentario eh akelee? Oo

william disse...

Que ácido.