domingo, 8 de março de 2009

Feminista, eu?

É excessivamente clichê escrever sobre A Mulher exatamente no dia Delas, mas aquele que nunca foi clichê que atire a primeira pedra. A bíblia diz que Deus fez o homem e, depois, de sua costela, ele criou a primeira Mulher. Já a ciência prega que nos primeiros três meses de gestação somos todos meninas (nooooossa!) e depois alguns [des]privilegiados recebem uma enxurrada de testosterona. Mas não importa quem está com a razão (Não importa??), o que interessa mencionar aqui é a iminente superioridade desses seres femininos e delicados. Superioridade? Como? Onde? Por quê?
É uma questão de evolução. No tempo das cavernas (tempo das cavernas, que pedante), os homens eram fisicamente superiores às damas e utilizavam disso para subjugá-las, então a Mulher precisava de algo para fazer frente aos machos, e desenvolveram sua intuição, sensibilidade e, por que não, a razão.
Só que, como, infelizmente, a força ainda é o fator dominante da nossa sociedade, o homem ainda domina o mundo. E, através da alienação, ele coisifica a si mesmo. A Mulher é vista como um objeto, Ela se torna A esposa, A dona de casa, A mãe, A prostituta. E até como eu estou fazendo agora (oh, não, eu sou um monstro!). Ela é A mulher e não um ser humano.
O que quero dizer aqui é que devemos (nossa, tô parecendo o Giuliano) deixar de ser egoístas e pensar mais em nós mesmos… Não, não é isso… Sei lá viva As Mulheres!
P.S.: Um texto interessante sobre diferenciação de sexo pode ser encontrado aqui.

6 comentários:

Mari (: disse...

Gostei do post, apesar de ser mulher, tenho meu lado machista e meu lado feminista.
Mas o crescimento feminino na sociedade é visivel e, não podemos negar, tem trago muitos beneficios.

:*

Santos disse...

:DDD

Linha de Consciencia disse...

Machismo e feminismo é coisa de gente de mente pequena. Ambos são seres humanos e se completam. Isso é o que a ciência diz.
Em relação à Bíblia, é bom ser menos sarcástico e estudar mais um pouquinho, até porque se você fala assim dela, não tem a menor noção em que está mexendo.
O que a alegoria da Criação fala é que Deus tiroua costela, a cultura do tempo soube descrever assim. Mas tirou a essência feminina do homem primeiro, para criar a mulher, sendo assim um a metade do outro.

Não gosto muito dos "homens", graças a Deus. Mas admiro os homens que realmente foram homens. Assim como admiro mais as "mulheres" que realmente foram mulheres.

Sim, esse comentário é bastante vingativo.

Deus o abençoe.

Welma disse...

Sobre o feminismo, lí há um tempo um artigo muito interessante na seção Diálogos da revista Carta Capital e que eu concordo com muitas coisas. O título do texto é Desbeauvoirizar é preciso - de Cynara Menezes. Estou de deixando o link. Espere que goste!

http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=1441

Unknown disse...

" infelizmente, a força (FÍSICA) ainda é o fator dominante da nossa sociedade "
Oi Fabiano,
Sua reflexão foi muito profunda neste texto. Como Mulher, me encontrei nele!
acrescentei a palavra física acima, para sua reflexão.
Muito obrigada pela sua sensibilidade

Fabiano Che disse...

Linha de consciencia eu não quis ofender ninguém citanda a bíblia. Welma li o texto sim e adorei, o Olhares Refletidos está de férias?
Valeu Eliana, realmente força física.